Para quem está se preparando para provas importantes, cada detalhe pode fazer toda diferença. Afinal, em qualquer prova a lista de conteúdo é muito grande, o que complica bastante na hora de estudar.
A boa notícia é que muitas formas e técnicas de estudo para otimizar o tempo e a aprendizagem. Hoje vamos falar sobre a técnica de estudo intercalado, a qual pode ajudar na assimilação do conteúdo de forma rápida e prática. Continue lendo para saber mais!
O que é Estudo Intercalado?
O estudo intercalado, que também é conhecido como rotação de matérias, consiste em distribuir os conteúdos que você precisa estudar em um mesmo período para cada um deles.
Essa técnica é ideal para os estudantes que possuem muitas matérias e assuntos de estudos. Fazendo a rotação, é possível otimizar o tempo dedicado ao aprendizado de cada uma delas.
Ciclo de estudos x Estudo intercalado: qual é a diferença?
Tanto o ciclo de estudos quanto o estudo intercalado partem do mesmo princípio: o aprendizado humano se beneficia bem mais de diversidade e constância do que de intensidade.
Assim, a única diferença entre essas técnicas de estudos para concursos está apenas na aplicação. Ou seja, ao passo que geralmente se definem as matérias por dia no estudo intercalado, como uma espécie de grade horária, no ciclo de estudos o aluno segue uma relação macro de disciplinas durante a semana, sempre na mesma ordem, até que volte ao princípio. Isso garante que todos os conteúdos serão estudados.
Como aplicar essa técnica na rotina de estudos?
É muito simples: em vez de passar um dia inteiro em História, por exemplo, você pode estudar um pouco de Matemática, um pouco de Literatura e um pouco de Química. Para organizar sua rotina de estudos levando em conta essa técnica, siga estes passos:
- anote todas as matérias que tem para estudar e anote o tempo total que deve dedicar a elas por semana;
- defina quanto tempo terá cada bloco de estudos em seu ciclo, por exemplo, se estuda seis horas por dia, você pode ter três blocos de duas horas;
- divida o tempo total de cada matéria por blocos. Assim, se precisa de quatro horas semanais para Biologia, precisará encaixar dois blocos dessa matéria ao longo da rotina;
- monte seus ciclos diários, tentando deixá-los o mais diversificado possível, mesclando disciplinas da Natureza, de Exatas e de Humanas;
- não se esqueça de planejar pequenas pausas no meio dos blocos e pausas um pouco maiores entre eles.
Quais são as vantagens do estudo intercalado?
Como visto, um dos principais benefícios de fazer um estudo intercalado é o aumento da produtividade. Essa otimização de tempo ajuda a organizar a rotina de aprendizado, diminuindo o cansaço enquanto os resultados são melhorados.
Desse modo, é possível chegar na sexta-feira com mais ânimo para os estudos, mantendo a disposição constante por toda a semana. Isso contribui para a melhora da memória, consequentemente, resultando em uma maior retenção de conteúdos.
Outro ponto positivo é que, com a técnica do estudo intercalado, é possível ter uma continuidade no aprendizado. Em vez de ter picos de produtividade e de baixo desempenho, você consegue manter o rendimento satisfatório durante todo o cronograma de atividades.
Esse ponto é muito importante para quem está se preparando para provas, pois evita o acúmulo de matérias e a necessidade de estudar tudo em cima da hora. Desse modo, é possível desfrutar de melhores notas, o que facilita o alcance dos seus objetivos — seja passar no vestibular, seja a aprovação em uma disciplina.
Como definir o cronograma para o estudo intercalado?
Para definir um cronograma para o estudo intercalado, primeiramente você precisa fazer uma lista das disciplinas que pretende estudar e definir quanto tempo em dias você terá de estudo até a data do vestibular ou do Enem.
A partir disso, defina quantas horas estudar por dia. O recomendado é uma média de quatro horas por dia, para que você estude com qualidade sem chegar à exaustão.
Dentro desse período, organize os ciclos de estudos, ou seja, os blocos de matérias. Aqui é interessante incluir a técnica de Pomodoro citada antes, estabelecendo pequenas pausas entre um estudo e outro. Tente mesclar o máximo possível as matérias dentro de cada ciclo.
Por fim, é importante lembrar que você pode mesclar as técnicas de estudo de forma que otimize cada vez mais seus estudos. Quando você coloca esses métodos em prática, estudar torna-se algo menos cansativo e mais prazeroso!
Aproveite outras técnicas
Já pensou em mesclar diversas técnicas de estudo para melhorar seu desempenho e evitar a exaustão? Um método que pode ajudar muito, principalmente associado ao estudo intercalado, é a Técnica Pomodoro.
Ela consiste em criar ciclos de concentração total e de descanso pleno. Desse modo, durante cerca de 25 minutos você se compromete a focar absolutamente na tarefa que está realizando e, em seguida, por cerca de 5 minutos, realiza uma atividade que ajuda a espairecer.
Além disso, fazer revisões periódicas dos assuntos já estudados também é algo muito favorável para o seu desempenho nos estudos. Afinal, isso ajuda a manter a curva de aprendizagem sempre crescente.