Para otimizar os estudos pode ser interessante a utilização de técnicas de estudo. Uma das mais conhecidas é a técnica Pomodoro, esse é um método criado para gerenciar de forma estratégica o tempo que você utiliza nas suas tarefas, seja de estudos, de trabalho e até mesmo tarefas diárias de casa.
Nos dias atuais, onde tudo é muito corrido, é necessário usar todas as ferramentas possíveis para ter ajuda. Neste artigo, vamos te explicar detalhadamente tudo o que você precisa saber para botar em prática ainda hoje esta técnica. Continue lendo!
O que é a Técnica Pomodoro?
O método foi criado em meados de 1980, pelo italiano Francesco Cirillo, e recebe esse nome porque seu idealizador utilizava um cronômetro em formato de tomate, que em italiano significa pomodoro.
O método tem como base a ideia de que pausas frequentes podem intensificar a agilidade mental. Dessa forma, o temporizador impõe certo senso de urgência.
Essa estratégia funciona porque você se concentra completamente em uma tarefa sem mudar o foco para fazer outras coisas. Assim, quando o tempo está passando, você ignora o desejo de checar e-mails, acessar o Facebook, responder a mensagens de texto ou fazer qualquer outra atividade que o distraia. Com isso, você está completamente focado.
Vantagens de usar a técnica Pomodoro
A técnica Pomodoro oferece vários pontos positivos. Veja alguns:
- Alivia a ansiedade;
- Aumenta o foco e a concentração por meio da redução das interrupções;
- Aumenta a conscientização das decisões;
- Aumenta a motivação e mantém-na constante;
- Reforça a determinação para atingir os objetivos;
- Melhora o processo de trabalho ou estudo;
- Reforça sua determinação de continuar a aplicar-se em face de complexas situações.
Como funciona?
Nessa técnica, você irá dividir os seus estudos em períodos de 25 minutos, com intervalos de 5 minutos entre eles. Após 4 ciclos desses períodos com as pausas, faça uma pausa maior, de 30 minutos.
Você vai basicamente estudar em períodos mega produtivos de 25 minutos, pausando 5 minutos no final dele, até atingir 4 períodos, mudando a pausa para 30 minutos.
Para isso, é indicado que você utilize um cronômetro ou um aplicativo. Por ser uma técnica bastante popular, já existem aplicativos específicos para esse método, como Pomodoro Timer, para celular, e o Pomello, para computador. O tempo é o método que o criador encontrou como mais efetivo para a maioria das pessoas, mas você pode adaptar conforme o seu estilo.
Regras de aplicação
Em cada 1 Pomodoro, só podemos direcionar nossa atenção a uma única atividade. Caso a tenhamos terminado antes do despertador tocar, dedicamos os minutos restantes a fazer ajustes e revisão.
Para as pausas serem eficientes, precisamos seguir algumas recomendações. Nos descansos menores, o ideal é não realizarmos atividades que envolvam grande esforço mental ou que demandem muito tempo.
Desse modo, é melhor deixar para depois aquela ligação importante de um cliente mais difícil. Redes sociais também devem ser colocadas para outro momento.
Pequenas caminhadas pelo escritório, um lanchinho ou uma ida ao banheiro são práticas mais aconselháveis. Exercícios de meditação ou respiração, para a ansiedade, também são bem-vindos.
Já nos intervalos maiores, podemos nos permitir dar uma olhada no WhatsApp, na caixa de entrada do e-mail e nas redes sociais. Caminhadas na rua também podem ser planejadas dentro desse descanso, mas sempre com os minutos controlados.
Além do mais, é possível personalizar a técnica. Por exemplo, se percebermos que conseguimos nos concentrar por um tempo maior, podemos reajustar essa duração. No entanto, é aconselhável não ficar mais de 1 hora focado em um mesmo trabalho.
Dicas de site e apps para você fazer seu pomodoro
A tecnologia otimiza cada vez mais tarefas do nosso dia, e com o pomodoro não seria diferente. Agora você não precisa mais ficar fazendo o controle do tempo pelo cronômetro do celular, existem opções gratuitas ótimas para executar essa técnica.
Tomato Timer: site online que funciona como um cronômetro e te avisa a cada fim de ciclo do pomodoro.
Be Focused: app para celulares iOS que traz mais do que um cronômetro. Por ele é possível incluir quais tarefas você vai desenvolver e criar um histórico das suas atividades e da gestão do seu tempo.
Pomodoro Timer: um app bem avaliado na play store e bem intuitivo. Ele é compatível com aparelhos Android.
Quando não utilizar
Por volta dos anos de 2009 e 2010 ocorreu um grande boom da técnica Pomodoro, todo mundo queria experimentar aplicando às suas atividades diárias. Porém algumas pessoas não obtiveram sucesso na aplicação da técnica, e não foi por erro de implementação ou falta de seriedade na execução das tarefas, mas porque a técnica não se aplica a todo tipo de tarefa por conta do seu tempo limitado.
Veja a seguir alguns exemplos de tarefas em que utilizar a técnica não trará resultados positivos e pode até atrapalhar o rendimento da sequência das tarefas:
- ler e responder emails
- realizar ligações telefônicas
- imprimir documentos
Para tarefas que possuem curta duração, eu aconselho a criação de uma lista de tarefas exclusiva, que você pode até chamar de “Tarefas Ligeiras”, e separar um período de tempo durante o dia para executar essas tarefas de modo exclusivo. Esse período de tempo pode ser o equivalente a uns 2 pomodori ou o quanto você achar necessário para a realização delas.
Na hora de lançar os registros desses pomodori na folha, lance a atividade como sendo “Tarefas Ligeiras” e mantenha a lista dessas tarefas junto com a lista padrão e o relatório de registros.